Hoje o tema é CORSET.
Bom vale ressaltar logo de começo que não sou nenhuma corsetmaker para falar o que é certo ou errado. Meu intuito é compartilhar algo que eu realmente tenho como paixão.
“Desde que apareceu na história da moda, no século XVI, o espartilho tem sido usado como suporte e controle para modelagem perfeita do corpo.
Antigamente os corsets eram peças bastante desconfortáveis, pois nem sempre a confecção foi a mesma, na época ele era estruturado no corpo com tal rigidez que o tecido pesadamente engomado com couro, juncos ou cordas, deixavam o corpo numa postura reta.A rigidez era o principal atributo, a redução da cintura era mínima, mas o busto era erguido e pressionado, e as costas mantidas numa postura reta, digno de uma dama”.
Com o passar dos anos ele foi ‘evoluindo’ e hoje em dia, o corset ou espartilho é uma peça do vestuário voltada para a modelagem do corpo feminino, não só para auxiliar na correção de postura e redução de medidas, mas também para afinar a cintura e diminuir o culote, causado pelo uso de calças de cintura baixa.
Para eventos especiais, os corsets podem ser comprados em tamanhos “P, M, G”, é só escolher o seu modelo preferido de acordo com sua numeração
Já para Tight lacing ou "laço apertado”, em uma tradução literal, é o nome dado à prática de usar um corset por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura, essa prática não pode, em hipótese nenhuma, ser utilizada com um corset tamanho “P, M, G” e sim confeccionados sob medida, pois assim terá uma peça confortável com um caimento perfeito e sem prejudicar a saúde.
Caso queira praticar, mas sem chamar a atenção, existem os corsets de telinha para serem usados por baixo da roupa e ficam super discretos.
Caso queira praticar, mas sem chamar a atenção, existem os corsets de telinha para serem usados por baixo da roupa e ficam super discretos.
Além disso, Tight lacing é uma prática que requer muitos cuidados, pois como o tronco fica imóvel por muito tempo, é importante que ao retirar o corset, faça exercícios abdominais.
*Ainda, vale ressaltar que é fundamental consultar um médico antes de iniciar a prática!!!*
Outra dica interessante é que: no orkut/mercado livre, existem pessoas que vendem ‘corpetes/corselets’ como se fosse Corset. Eles têm busk (fechos da frente) e amarrações normais de um corset, PORÉM as barbatanas são de plásticos e num corset de verdade são de aço inoxidável, e geralmente não são feitas em camadas, nem entertela diferentemente de um corset verdadeiro, enfim... eles são Corpetes.
Descomplicando
Corset: significa espartilho em francês
Corselet: é uma peça mais leve, confeccionado com tecidos elásticos e barbatanas de plástico, muito encontrado em Sex-Shop e que complementam fantasias e/ou lingeries.
Corpete: são blusinhas tomara que caia confeccionada no estilo corset, porém não possui a mesma estrutura.
Saiba mais:
OVERBUSTS - Modelo que cobre o busto complemente
UNDERBUST - Corset que não cobre o busto.
MIDBUST Este modelo deve ser usado SEMPRE com uma blusa, pois fica mais ou menos na altura dos mamilos. Contra-indicado para TL.
WAIST CINCHER - Modelo que foca exclusivamente a área de cintura. Sendo menor, é também mais confortável para a prática de Tight Lacing. Alguns grifes disponibilizam esse modelo em tela 100% algodão.
O corset é uma peça que caiu no gosto fetichista, pela sua sensualidade e por chamar a atenção. Contudo vale ressaltar que é necessário ter um pouco de bom senso para não ficar vulgar caso for usado em lugares não apropriado.rs
Então é isso pessoal, tem muita coisa a ser falada sobre Corset, por ser um assunto muito extenso. Porém seria um post cansativo de se ler. E a minha intenção aqui é só deixar uma idéia para inovar o guarda-roupa de vez em quando.
Beijos Pam
"Escrito por Pamela"