Sweet Dreams: História da Maquiagem

sábado, 13 de agosto de 2011

História da Maquiagem

Hoje o post será sobre História da Maquiagem.
Estava olhando a revista “Aventuras na História” e achei bem interessante a cronologia. 
Então, vamos lá...



                      4000 a.C GIZ NEGRO
Os povos da Mesopotâmia (atual Iraque) usam o Kohl (mistura de carvão e chumbo) para unir as sobrancelhas, o sulfito de antimônio (pó escuro e tóxico) como sombra, o açafrão para colorir as unhas e terra vermelha com frutas silvestres vermelhas maceradas como blush. Os olhos são marcados como os de Inanna, deusa da fertilidade do povo Sumério

3150 a. C BUSTO ESVERDEADO
Cremes à base de giz e óleo de oliva davam um tom alvo à pele, acentuado pela pintura das veias do peito e têmporas e pescoço com índigo (corante azul). Homens e mulheres aumentavam os olhos com Kohl, como os da rainha Nefertiti. Havia o ocre, para lábios e maçãs do rosto, e carbonato de cobre, que davam um tom verde às pálpebras.




    776 a. C BLUSH ESCORREGADIO
 Na Antiguidade clássica, a maquiagem feita à base de óleos naturais, sem fixadores como os de hoje, brigava com o calor o calor do verão mediterrâneo. Um texto creditado ao romano Ovídio ressalva os exageros: “Como não sentir repugnância diante da pintura espessa se dissolvendo e escorrendo até seus seios?” O objetivo era ter uma pele tão clara quanto a da poetisa Safo de Lesbos.
476 FACE ALVA
As mulheres da nobreza usavam máscaras de farinha de trigo, mel, óleo e sanguessugas para clarear a pele – já os homens de Roma se cobriam com pós brancos à base de farinha ou cal. No rosto, passavam pós de alvaiade (feito de minérios) e acentuavam as veias com índigo. Bochechas e lábios eram rosados. A maquiagem colorida, ligada à noção de pecado, não era bem vista no ocidente.







                                      1533 PINTAS DE TECIDO
 A rainha Catarina de Médici foi a responsável por popularizar a maquiagem na França do Renascimento. Era costume abusar do alvaiade, do índigo e de ruges de zarcão. Mulheres raspavam as sobrancelhas para redesenhá-las.











1774 MAQUIAGEM ANIMAL
 O maquiador particular de Maria Antonieta cria nove tonalidades de ruge exclusivas para a rainha. A cochonilha (um corante de cor carmim), retirada de um inseto de mesmo nome, se tornou a base principal para o ruge. Já o pó facial passou a ser feito com subnitrato de bismuto.









1904 BASTÃO DE BATOM
 A ciência entra em ação quando Max Factor, químico profissional, abre sua loja de maquiagem. A partir daí, ele e o filho criam as versões atuais do gloss, da base e do pancake. Em paris, surge o batom em bastão, em 1921, e as melindrosas abusam do rímel e pintam a boca em forma de coração.









               














     1945 COR DE CAMALEÃO
A maquiagem muda de maneira rápida: lábios vermelhos no pós-guerra e tons pastel nos anos 1960. Na era Disco, rosa, azul e verde dão cor ás sombras. Em 1980, chegam os cosméticos de longa duração.






            2010 MAKE HIGH-TECH
 A cosmetologia busca embelezar ao mesmo tempo em que trata da pele de homens e mulheres, com produtos como bases com filtro solar e até batons hidratantes. A idéia é unir a função estética da maquiagem com a proteção aos efeitos de radiação, calor ou frio intensos ou usar o cosmético para ajudar a corrigir imperfeições na pele.

Fonte:Aventuras na História, ed.84.julho 2010.

"Escrito por Laura"







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