Sweet Dreams: Luvas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Luvas


Por volta de 1500 a.C a luva era usada como um acessório para o trabalho na lavoura e na construção.

Curioso: “Na tumba do rei Tutancâmon, arqueólogos recuperaram um par de macias luvas de linho, embrulhado por camadas de tecidos, e uma luva avulsa, em tapeçaria, feita com linhas coloridas. Os cordões em volta dos punhos das luvas indicavam que eram amarradas no pulso.”

No séc. XVI por iniciativa das rainhas de França e Inglaterra, Catarina de Médicis e Isabel I, respectivamente. As luvas passam, então, a ser parte integrante do traje feminino. É neste período que surgem, também, como fruto de uma moda cada vez mais emergente no meio feminino, as chamadas mitenes, luvas compridas que deixam destapadas as pontas dos dedos.



No contexto da religiosidade, as luvas também marcaram presença. De confecção riquíssima, cravejadas de pedras preciosas e ornamentadas a ouro, juntamente com o anel, eram um símbolo da dignidade e superioridade da classe clerical.





 Hoje, a luva é usada para proteger as mãos do frio, de ferimentos, para a prática de diversos esportes, em ambiente hospitalar, em noivas, e como acessório de moda, que é o que nos interessa.

Além da função de proteger as mãos do frio, as luvas podem ser um acessório diferente para complementar o visual. E para isso basta fugir daquela tradicional luva de lã preta e buscar novas tendências nas cores e modelos.








"Escrito por Laura"

Um comentário: